
"Crepúsculo (Twilight) é a história do assim chamado “padrão” de garota do século XXI, Bella Swan (Bonita Swan?), que é objeto de desejo de não um, não dois, mas um total de 5 rapazes de estilo romântico. Desses, o mais importante é o misterioso e hilário Edward Cullen. Pra começar, Bella desempenha o miserável papel de donzela algumas vezes e depois de 200 páginas de um suspense mal desenvolvido, descobrimos que Edward é, de fato, um vampiro. Não precisa ter medo, no entanto, pois ele e sua família são o tipo de vampiro chamado “vegetariano”, preferindo animais ao invés de humanos e, inexplicavelmente, frequentando o ensino médio. Esse primeiro livro trata do romance entre Bella e Edward e está constantemente inclinado a colocar Bella em situações perigosas para que seu adorado vampiro possa salvá-la."
Algo me diz que essa pessoa não prestou atenção ao ler o livro. Inexplicável eles frequentarem o ensino médio? É a parte fácil de entender: eles não aparentam a idade que tem, moram em uma cidade em que o sol praticamente não dá as caras...
"Edward está constantemente inclinado a colocar Bella em situações perigosas para que seu adorado vampiro possa salvá-la." Gente, é justamente o contrário! Ele tenta evitar isso ao máximo!
"Tudo bem, você está dizendo. É um pouco extravagante, mas por que é tão ruim? Primeiro de tudo, os livros apresentam uma heroína que dificilmente consegue dar um passo sem precisar de algum garoto para ajudá-la. Na verdade, a série apresenta visões sexistas em sua quase totalidade — o fato de que Bella desiste de suas ambições e planos para a faculdade com objetivo de casar-se com Edward; o fato de que ela é representada como uma Eva moderna, implorando por sexo ao nobre e moral cavalheiro, enquanto ele deseja preservar sua virgindade; o fato de seu relacionamento ser perigosamente doentio; e finalmente o fato de que quase todas as personagens femininas apresentadas no livro são caricaturas desesperançosamente negativas."
A impressão que dá é que a pessoa nunca se apaixonou. Visões sexistas? Relacionamento doentio? Cada uma...
Primeiramente, esse texto não é de minha autoria, e sim, André Gazola que pertence às categorias , Literatura Americana, Literatura Contemporânea, Stephenie Meyer. Essa é apenas uma parte das crítcas que ele fez.
ResponderExcluirVocê que é fã e não gostou, apenas pense que cada leitor tem uma interpretação diferente de um mesmo livro.
Beijos
Muito interessante o blog !
ResponderExcluirDeixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;
www.bolgdoano.blogspot.com
Muito Obrigada, desde já !