Páginas

Pesquisar

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Resenha- O retrato de Dorian Gray


Nome: O retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Gênero: Romance
Páginas: Depende da versão



O livro mostra um jovem tendo sua personalidade moldada perante uma amizade com um homem extremamente sedutor e carismático. Será que o jovem Dorian foi vítima de uma má influência ou que Lorde Henry apenas acordou seus instintos? O personagem Lorde Henry lembra em muito a personalidade do autor, Oscar Wilde. O Retrato de Dorian Gray retrata a vida de um jovem extremamente belo que vive no século XIX . Apesar de sua beleza, ele é um jovem ingênuo, até conhecer um homem mais velho e sofisticado Lord Henry Wotton. A amizade entre eles e a admiração mútua cria um elo forte entre os dois, Dorian pelas idéias e ensinamentos de Lord Henry, e este pela beleza e ingenuidade de Dorian, e a forma como ele absorve e estremece enquanto Lorde Henry o seduz para sua visão de mundo, onde o único propósito que vale a pena ser perseguido é o da beleza e do prazer. A convivência com Lorde Henry vai modificando a personalidade de Dorian, que passa a adotar os valores de Lorde Henry com todo o seu ser. Basílio, pintor e amigo de Dorian observa a transformação da personalidade do amigo e se aflige... Basílio pinta o retrato de Dorian no auge de sua beleza e esplendor. Dorian ao ver o quadro finalizado, tem um acesso desesperado por saber quão fugaz sua beleza desaparecerá e implora perante o quadro que daria até a alma para se conservar jovem como naquele momento. De fato, seu desejo se realiza e Dorian dedica sua vida a perseguir o ideal de Lord Henry. Dorian, o jovem esteta, relaciona-se com uma atriz, apaixona-se pela artificialidade com que ela encarna as suas personagens. Quando ela se apaixona por Dorian dá um toque de profundo realismo na sua representação, fazendo assim, sem se dar conta, com que a fascinação de Dorian desapareça e ele a despreze. De um jovem ingênuo, torna-se o mais amoral e belo dos hedonistas, enquanto que secretamente o seu retrato registra na face pintada cada marca que seus atos impingem em sua alma. Dorian só se dá conta do porquê quando no dia seguinte sabe do suicídio da atriz. Basilio torna-se em mais uma vítima de Dorian quando demonstra preocupação pelo amigo e é assassinado por ele. Desde esse momento o jovem esteta vive em um estado de terror que termina com o esfaqueamento do quadro por Dorian, porém quem morre é ele. O corpo de Dorian fica de tal forma desfigurado que só o reconhecem pelos anéis, enquanto que o quadro recupera as características iniciais.



Esse livro é um pouco diferente da maioria, ma o importante foi que aprendi muito com ele:
  • Como amizades errados PODEM SIM, acabar com você.
  • A beleza exterior é de passagem, a interior é para sempre.
  • Como palavras por mais que sejam sem intensão podem magoar.
Sei que essas coisas tudo mundo de uma certa forma sabe, mas quando se lê algo assim é como estra vivendo essas experiencias.

Dorian Gray um jovem muito belo e até que meio bobinho e puro , tanto em atos como em pensamentos, perde isso quando um homem Lorde Henry o ensina os prazeres da vida.
O maior suspense da história é o tamanho culto ao corpo que Dorian Gray que o leva nunca envelhecer.

Oscar Wilde escreveu esse livro em "homenagem" a um garoto que ele amava, e esse garoto ficou um pouco louco com esse amor, na época provavelmente proibido e se matou.

Eu não indicaria esse livro para todos os tipos de pessoas........ mas aconselho a ler .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página